top of page

Como entender um esquema hidráulico de forma rápida para identificar falhas?

Atualizado: 13 de mai.


Esquema Hidráulico

Um esquema hidráulico é um diagrama ou desenho que ilustra a configuração e a lógica de funcionamento de um sistema hidráulico. Esse tipo de diagrama é amplamente utilizado na engenharia e na indústria para representar de forma visual e clara as diferentes etapas e componentes envolvidos no fluxo de fluido do sistema.


Esta é uma ferramenta essencial não apenas para entender e projetar sistemas hidráulicos eficientes, como também para diagnosticar eventuais falhas. Com esse diagrama, é possível identificar rapidamente as conexões, válvulas, bombas e outros elementos que compõem o sistema hidráulico.


Mas como podemos interpretar estes diagramas rapidamente e da forma correta em momentos críticos para tomada de decisão? A seguir eu detalhei algumas dicas que sempre me ajudam neste processo.


Dica n.º 1 - Não saia do caminho


Robô seguindo uma linha, assim como devemos seguir linhas nos esquemas hidráulicos

Assim como o robô da imagem acima, o primeiro passo para entender um esquema hidráulico é seguir o caminho do óleo. No nosso caso, devemos seguir as linhas contínuas do diagrama para entender para onde o óleo vai e quais componentes ele encontra no caminho.


As linhas tracejadas também são importantes, elas são linhas de piloto ou de dreno, mas possuem vazão muito menor que as linhas principais e servem apenas para acionar outros componentes ou para jogar óleo excedente de volta ao tanque.


Uma dica para sistemas muito complexos é percorrer o caminho inverso quando queremos identificar uma falha em um componente específico. Por exemplo, se o problema está acontecendo em um único cilindro, podemos partir dele e fazer o caminho inverso até a bomba para entender o que acontece no percurso do óleo até lá.


Dica n.º 2 - Identifique os diferentes caminhos


Esquema Hidráulico de uma injetora

Talvez você possa sentir dificuldade para identificar diferentes acionamentos em esquemas hidráulicos muito grandes e complexos. Marcar as várias linhas hidráulicas com cores distintas pode ajudar muito na hora de entender a lógica de um equipamento.


Outra dica muito boa é a de imprimir várias vezes o mesmo esquema hidráulico e marcar em cada um o que acontece e por onde o óleo passa em cada movimento ou etapa de funcionamento da máquina. Assim fica muito mais fácil e rápido entender a ordem em que as coisas acontecem e qual pode ser o problema que está impedindo a função correta da máquina.


Dica n.º 3 - Conheça bem o funcionamento da máquina


Esquema Hidráulico animado

A grande maioria dos esquemas hidráulicos não pode ser interpretada corretamente se não soubermos o quê a máquina faz e qual a ordem de acionamento em cada etapa de produção.


Caso o esquema hidráulico não possua esta informação, anote o passo a passo da máquina em algum lugar visível para facilitar o entendimento do que acontece em cada momento.


Não tem muita certeza de como a máquina funciona? Não tenha vergonha de perguntar para quem sabe! Muitas vezes eu interpretei mal a lógica de esquemas hidráulicos simplesmente por ter medo ou vergonha de admitir que não sabia e por deixar de tirar minhas dúvidas com alguém mais experiente.


Dica n.º 4 - Esquema hidráulico não é desenho de montagem


Desenho de montagem de um parafuso em corte

O principal objetivo de um diagrama hidráulico não é o de mostrar a ordem ou posição de montagem de cada componente, mas sim de demonstrar a lógica de funcionamento e por onde o óleo hidráulico passa em cada etapa do funcionamento da máquina.


Componentes que são montados em um mesmo conjunto são agrupados em uma caixa com linhas do tipo traço-ponto, mas um componente desenhado acima de outro não quer dizer que você irá encontrá-los nesta mesma disposição na máquina.


Se você souber isso ficará muito mais fácil de encontrar onde estão instalados os componentes que você identificou no esquema hidráulico.


Dica n.º 5 - Um passo de cada vez


O grande segredo para melhorar a sua interpretação de esquemas hidráulicos é a experiência! Quanto mais você praticar e buscar novos conhecimentos, mais fácil será para você identificar falhas rapidamente e com assertividade.


Clique aqui se você quiser aprender como é possível para qualquer pessoa dominar os esquemas hidráulicos em menos de dois meses!


Aproveite também para expandir seus conhecimentos em hidráulica com nosso Checklist Hidráulico Definitivo e nosso curso de Máquinas Hidráulicas Confiáveis.


Se você gostou deste artigo ou se ficou com alguma dúvida deixe seu comentário aqui em baixo, e aproveite já para enviar este artigo para outras pessoas que você acha que podem aprender algo com este conteúdo.

1.032 visualizações0 comentário
LOGO CONVEY SEM FUNDO
  • LOGO CONVEY
  • LinkedIn
  • Instagram

©2023 por Convey

bottom of page